Construção normativa do direito territorial indígena na jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos 182 nao e simplesmente o rio, mas inclui todos os seres, espiritos e deuses que nele habitam”. Usando o exemplo da relaço com as antigas moradias ou malocas-cemiterios dos Kawahib de Rondonia, Silva explica que as memorias dos coletivos indigenas estao associadas a espiritualidade, de modo que transportam a relaço de ancestralidade com a materialidade vivida e experimentada na atualidade para construir suas territorialidades. “[Os Kawahib] retornam periodicamente a elas como forma de reencontrar com a historia de vida do coletivo e de reencontrar-se com o proprio Eu”, pois na sua espiritualidade os parentes falecidos são reverenciados e considerados como espiritos protetores da cultura e do territorio (Silva, 2013, p. 119). Além disso, a nominaço dos montes, serras, cavernas, plantas, animais, demais seres e nao seres é considerada, por Silva, como “marcador territorial” e indicador da espiritualidade e territorialidade (Silva, 2013, p. 122). Amesma identificação dos lugares por nomes e sua significação espiritual é evidenciada pelo antropólogo Levi Marques Pereira (2002), no Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) da Terra Indígena Guyraroka, no estado do Mato do Grosso do Sul: Os Kaiowá de Guyraroká evidenciam, em relação a terra que reivindicam, um conhecimento da toponímia que revela uma profunda familiaridade com os locais das antigas roças, residências, cemitérios, itinerários de caça, coleta, pesca e referências míticas. Foi possível identificar também que o conhecimento e nominação do território tem uma relação direta com a história dos Kaiowá e suas formas de representação simbólica. Por sua vez, a ocupação do território remete às unidades sociológicas, que se mantêm estruturadas, a despeito das décadas de exílio do território (Pereira, 2002, p. 96). Neste mesmo relatório que concluiu ser a terra reivindicada uma terra tradicional da comunidade Guarani Kaiowá de Guyraroka, Pereira enfatiza que, dentro dos limites da terra proposta, há alguns locais que são de grande importância para os Kaiowá, pois se constituem em “importantes referências míticas que estão relacionadas a uma série de rituais religiosos, pois são vestígios físicos no espaço geográfico que remetem diretamente à presença dos deuses na
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