21 Têmis Limberger avançado, suscitando, perplexidade e desconfiança uma vez que os juristas estão acostumados a uma tradição humanista. As influências que estas perspectivas oferecem ao pensamento jurídico, ainda não se pode mensurar. A teoria dos direitos humanos somente será capaz de responder às demandas atuais se estiver sincronizada com essa revolução tecnológica, na qual se encontra a consciência tecnológica. Por isso, no dizer de Pérez-Luño, a contribuição filosófico-jurídica mais importante de Frosini foi estatuir que a consciência jurídica não se esgota na mera consciência nomológica, isto é, na atividade do jurista tendente ao conhecimento e a elaboração dos materiais normativos imediatos, senão que se amplia na exigência reflexiva e crítica, a partir da consciência geral dos valores e da ciência. A revolução da tecnociência não somente redesenha a relação entre humano e não humano, e, ainda, nos faz entrar no território do pós-humano e o transumano das novas interações entre corpos e máquinas, da expansão das capacidades de cada qual e dos riscos das sociedades de castas: novamente se materializa diante de nós uma nova antropologia. Rodotà em uma síntese, assevera: A internet é a nova metáfora da globalização (Rodotá, 2014). Omar é a grande metáfora, não a nova. A liberdade dos mares se confronta com o nomos da terra, por isso, a ação de quem se movimenta na Internet fica descrita como navegar. As questões atinentes à época das Navegação, agora, são revisitadas pelas questões trazidas pela Informática. Relativo à Inteligência Artificial, a discussão fica mais complexa. O pós-humanismo assume que não implica a melhora, o aperfeiçoamento ou atualização do legado humanista, senão que supõe sua negação, abolição ou suplantação do humanismo. Constituindo- -se, por isso, anti-humanismo, visto que rechaça uma das principais conquistas da tradição humanista que foram os direitos humanos, nas palavras de Antonio Enrique Pérez Luño (2020, p. 18). Faz alguns anos que Habermas (2004) foi visionário ao vislumbrar a pretensão tecnocrática de imputar a determinado tipo de conhecimento e propostas como postulados tecno científicos, quando na realidade ocultam opções práticas e interesses. A ideologia tecnocrática trata de subtrair ao debate científico e político questões que interessam à generalidade dos cidadãos e
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