Ambiente: percepções 2024

117 Delio Endres Júnior, Bethania Volmer Spiecher, Joshua Tomazzoli Klauck, Catiuscia Marcon e Annette Droste Para a construção do mapa conceitual sobre a conservação das orquídeas, percorremos uma análise teórica sobre esta ferramenta, de como ela pode ser aplicada para a aprendizagem significativa, sobre a complexidade das relações estabelecidas pelas orquídeas e a sua conservação. Foram utilizados conhecimentos adquiridos pela equipe do projeto “Ferramentas para a conservação de plantas e plantas como ferramentas para o diagnóstico ambiental” que atua na conservação de orquídeas nativas e ameaçadas de extinção do RS, mais especificamente espécies pertencentes a Cattleya Lindl. Foram utilizados como base para a construção e análise do mapa conceitual estudos de teóricos sobre ensino e educação, e a pergunta focal foi “Como conservar as orquídeas?”. Os conceitos trazidos no mapa foram analisados, descritos e discutidos a partir de referencial bibliográfico específico sobre o tema, possibilitando a construção de um texto multidisciplinar no qual são exploradas as relações entre as orquídeas e os conceitos que devem ser ponderados no planejamento de estratégias de conservação destas plantas. 2. REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Mapa conceitual A produção de conhecimento científico tem como característica fundamental o encadeamento no tempo, onde cada novo passo dado em um determinado tema faz referência ao anterior, construindo uma complexa rede de informações que define a estrutura do conhecimento (Amaral, 2017). A transmissão do conhecimento é feita de várias formas, mas se caracteriza sempre através de relações pessoais entre quem detém o conhecimento e quem o recebe e incorpora (Amaral, 2017). O conhecimento pode ser comunicado através de reportagens jornalísticas, apresentações corporativas, trabalhos em nível superior e livros didáticos. Organizadores gráficos (fluxogramas, cronogramas e infográficos) são ferramentas que ajudam na representação visual das ideias a serem transmitidas, dentre os quais se destacam os mapas conceituais (USP Online Destaque, 2014). O mapa conceitual foi criado na década de 1970 por Joseph Novak como uma ferramenta importante para o ensino de ciên-

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