Mapa conceitual para análise inter-relacional e planejamento estratégico de ações de conservação das orquídeas 118 cias, permitindo a representação de relações significativas entre conceitos de determinada área do conhecimento (Novak, 1979; 1980; 1981; 1990). Mas, no que consiste um mapa conceitual? De acordo com Novak e Cañas (2006), o mapa conceitual é construído por uma série de conceitos, usualmente fechados em formas geométricas como retângulos e círculos, os quais são ligados entre si através de linhas (Fig. 1). Sobre estas linhas normalmente são trazidas palavras ou frases que conectam os conceitos, especificando as relações entre eles. Cada conceito é normalmente formado por uma palavra que pode expressar a regularidade de eventos e objetos, mas também trazer símbolos e/ou ser constituído de mais palavras. A conexão de dois ou mais conceitos com uso das palavras ou frases de ligação formam proposições, que são declarações sobre algum objeto ou evento no universo. As proposições, assim construídas, apresentam uma declaração significativa sobre o tema abordado, também chamada de unidade semântica ou unidade de significado. Os mapas conceituais usualmente possuem uma estrutura hierárquica, na qual os conceitos mais gerais ficam no topo, enquanto os mais específicos ficam na parte inferior. A estrutura hierárquica para um determinado domínio de conhecimento depende do contexto no qual é aplicado, devendo-se levar em consideração os aspectos pessoais e sociais. Assim, é recomendado que a construção dos mapas conceituais seja baseada em questões particulares a serem respondidas, as chamadas perguntas focais (Novak; Cañas, 2006). Com a aplicação dos mapas conceituais, podem ser desenvolvidos estudos teóricos que extrapolam o entendimento superficial de dadas informações, construindo-se, desta forma, uma compreensão mais aprofundada de um tema. Isso é feito a partir da integração da representação interna de conceitos e ideias dos indivíduos com informações e experiências do mundo exterior, ou seja, combinando o conhecimento construído com a experiência imediata (Rapp, 2007). Assim, o mapa conceitual atua como uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e geração de conhecimento, como por exemplo, a aprendizagem significativa (Gomes; Moreira, 2010).
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