Ambiente: percepções 2024

119 Delio Endres Júnior, Bethania Volmer Spiecher, Joshua Tomazzoli Klauck, Catiuscia Marcon e Annette Droste Figura 1. Principais características dos mapas conceituais. Fonte: Adaptado de Novak e Cañas (2006). A aprendizagem significativa é um tema abordado nos estudos de David P. Ausubel e é fortemente caracterizada pela aprendizagem por descoberta, que ocorre a partir de soluções do tipo “quebra-cabeça”, ou seja, ensaio e erro, pela produção intelectual e pela pesquisa científica (Ausubel; Novak; Hanesian, 1980). Assim, com o desenvolvimento e a vivência de experiências de diversas naturezas, o indivíduo pode aprender novos conceitos levando emconsideração a sua estrutura cognitiva. Nesse processo, se utilizam conceitos estáveis e relacionáveis já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz, os quais são chamados de subsunçores, conceitos âncora ou conceitos de esteio (Ausubel, 2003; Ausubel; Novak; Hanesian, 1980). Estes são assim chamados pois atuam realmente como uma âncora para as novas informações, podendo-se, a partir das atividades educativas conduzidas da forma correta, assumir uma nova organização pela recombinação e pela integração dos elementos pré-existentes (Ausubel; Novak; Hanesian, 1980; Luz, 2010). Para que a aprendizagem significativa aconteça em relação a um determinado assunto, segundo Ausubel, é necessário que: (1) o material instrucional possua conteúdo estruturado de maneira lógica, (2) a estrutura cognitiva do aprendiz do conhecimento seja orga-

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