123 Delio Endres Júnior, Bethania Volmer Spiecher, Joshua Tomazzoli Klauck, Catiuscia Marcon e Annette Droste Então, o mapa teve sua estrutura avaliada a partir de critérios de análise propostos por Ruiz-Moreno et al. (2007), e os seus conceitos foram descritos e discutidos a partir de referencial bibliográfico específico sobre o tema. 4. RESULTADOS E ANÁLISE Omapa conceitual foi formado por 60 conceitos (Fig. 2), sendo alguns deles compostos, e criando proposições, como, por exemplo, as flores (termo) que são (palavras de enlace) hermafroditas, vistosas, sem néctar (GFD = Generalized food-deceptive), labelo chamativo, polinização cruzada, aroma (termos que estão relacionados às flores). Diversos níveis de hierarquia constituíramomapa, com conceitos mais inclusivos, como conservação/preservação (relacionados a vários termos) e outros mais específicos (relacionados a um ou poucos termos), como licenciamento ambiental, corroborando com os pressupostos de Novak e Cañas (2006). Além disso, o mapa conceitual construído possui forma parcialmente sequencial ou linear, levando o leitor do termo inicial e mais abrangente, orquídeas, encontrado no topo, até o termo específico equilíbrio ambiental, localizado na base da estrutura (em destaque). Assim, é possível perceber a hierarquização dos conceitos ao longo de sua estrutura, característica já descrita por Novak e Cañas (2006) para os mapas conceituais. Entretanto, o mapa apresenta uma série de inter-relações entre os termos, por vezes voltando a um conceito anterior, ou ramificando os significados, o que é característico dos mapas com estrutura em rede. Ruiz-Moreno et al. (2007) discutem que mapas conceituais diagramados em forma de rede apresentam grande riqueza de significados e especial criatividade. Conforme matéria publicada pela USP Online Destaque (2014), uma das vantagens dos mapas conceituais é a de podermos articular os conhecimentos em rede, o que aproxima conceitos que, em um texto corrido, ficariam distantes. No caso das orquídeas, o mapa conceitual permitiu a abordagem de uma ampla complexidade de informações, as quais seriam de difícil entendimento sem a construção da estrutura visual. Desta forma, a construção domapa conceitual sobre a conservação das orquídeas atuou em vários de seus objetivos: permitiu estruturamos as ideias apresentadas na literatura; comunicarmos ideias complexas;
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz