Mapa conceitual para análise inter-relacional e planejamento estratégico de ações de conservação das orquídeas 136 ca das orquídeas, e mais especificamente da pergunta focal “Como conservar as orquídeas?”. Além de esclarecermos o conhecimento previamente adquirido pelos alunos que atuam nos projetos de conservação das Cattleya do RS, tivemos a oportunidade de trazer novos termos, integrando-os àqueles conceitos trazidos inicialmente e relacionando-os de forma mais complexa e multidisciplinar. Assim, a construção do mapa atendeu aos objetivos para os quais ele foi criado primordialmente, assim como ao processo de aprendizagem significativa, amplamente discutido por autores da área da educação. Ressaltamos que para a conservação da biodiversidade se faz de extrema importância o desenvolvimento de estratégias educacionais eficazes que incluam ações multidisciplinares e a aplicação de ferramentas, tais como o mapa conceitual. A análise do mapa conceitual e a hierarquização dos termos permitiram compreender a contextualização dos objetos de pesquisa inseridos nos processos que envolvem a conservação das orquídeas. Os estudos de nosso grupo de pesquisa têm como base experiências globais e recomendações sobre a conservação de Orchidaceae (Wraith; Norman; Pickering, 2020), e as experiências próprias, decorrentes do desenvolvimento das diversas etapas visando à conservação das orquídeas do RS, em especial as espécies citadas de Cattleya. A continuidade e a aplicação destes conhecimentos serão de grande importância para a qualidade de vida na região em que estamos inseridos, contribuindo também para a qualidade de vida na Terra. REFERÊNCIAS ADHIKARI, Y. P.; FISCHER, H. S.; FISCHER, A. Host tree utilization by epiphytic orchids in different land-use intensities in Kathmandu Valley, Nepal. Plant Ecology, v. 213, p. 1393-1412, 2012. AGGARWAL, S.; ZETTLER, L. W. Reintroduction of an endangered terrestrial orchid, Dactylorhiza hatagirea (D. Don) Soo, assisted by symbiotic seed germination – First report from the Indian subcontinent. Nature and Science, v. 8, n. 10, p. 139-145, 2010.
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