Ambiente: percepções 2024

229 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA NO PLANEJAMENTO E GESTÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS SINOS Ana Carolina de Quadros Duarte1 Thaís Rúbia Roque 2 Daniela Müller Quevedo3 Marco Alésio Figueiredo Pereira4 HIGHLIGHTS • A interdisciplinaridade da educação ambiental beneficia o planejamento e a gestão de bacias hidrográficas. • No RS, existem 25 comitês de bacias hidrográficas, todavia, suas atuações são limitadas. • Existem desafios significantes entre as compreensões científicas e as abordagens governamentais. • Destaca-se a outorga e a cobrança de recursos hídricos (Lei nº10.350/94) como alternativa de intervenção governamental. 1 Ana Carolina de Quadros Duarte: Mestra e doutoranda em Qualidade Ambiental, linha de diagnóstico integrado. Graduada em Biomedicina. Universidade Feevale, RS/ Brasil. E-mail: biomedanaduarte@gmail.com 2 Thaís Rúbia Roque: Mestra e doutoranda em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Graduada em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos. Pesquisadora do grupo de pesquisa em Direitos Animais da UFSM. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Direito Animal do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. E-mail: thais_rok@hotmail.com 3 Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS. Docente do Programa de Pós-Graduação emQualidade Ambiental da Universidade Feevale. E-mail: danielamq@feevale.br 4 Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS. DOI: https://doi.org/10.29327/5448756.1-9

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