Ambiente: percepções 2024

A educação ambiental como estratégia no planejamento e gestão da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos 230 1. INTRODUÇÃO A água desempenha um papel essencial no desenvolvimento de um país, possuindo uma ampla variedade de vantagens e serviços tanto para os indivíduos quanto para os ecossistemas. Contudo, o crescimento populacional em constante expansão, a urbanização acelerada e o desenvolvimento insustentável estão exercendo pressão sobre os recursos hídricos. Garantir a sustentabilidade na gestão dos recursos hídricos envolve a implementação de ações que abordem tanto o uso responsável quanto a proteção desses recursos, em conformidade com a legislação vigente, como também incluir o acompanhamento destes (Gregucci et al., 2021; Branchi, 2022). Diante desses desafios, torna-se fundamental o planejamento e a gestão de bacias hidrográficas, requerendo uma abordagem integrada para a análise e identificação de seus diversos componentes, nesse sentido, a Lei n° 9.433 de 8 de janeiro de 1997 estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) que determina como princípios centrais uma gestão descentralizada, participativa e integrada deste recurso essencial e finito para a vida, a água (Trindade et al., 2022). Ao tratar de um assunto com tamanha importância, duas palavras se sobressaem, educação ambiental, que surge como proposta da interdisciplinaridade que é trabalhar com a gestão de bacias hidrográficas, um dos principais componentes. A educação ambiental, se relaciona comas leis regulamentadoras das políticas, políticas públicas, instituições e a participação social, a partir dela é possível realizar um planejamento ambiental que pode contribuir e beneficiar a gestão de bacias hidrográficas (Trindade et al., 2022). A gestão dos territórios das bacias e arranjos como as associações de Município e Comitês de bacia hidrográfica é necessária, pois a interdependência e a colaboração entre os entes em níveis governamentais e territoriais é basilar para que ocorra uma gestão integrada (Jasen et al., 2021). Para o atual estudo foi selecionada a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Para embasar a pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica, no qual contou com 48 conteúdos, obtidos através de artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento

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