A educação ambiental como estratégia no planejamento e gestão da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos 242 aos municípios nas ações de educação ambiental, formação e oficinas temáticas, patrocínio de projetos de mobilização socioambiental, seminário anual de saneamento básico, educação ambiental itinerante e reuniões mensais de interlocutores ambientais e câmara técnica (PRÓ SINOS, 2023). Compulsado até o momento, resta evidente que a educação ambiental exerce um papel fundamental na educação e, dessa forma, faz-se necessário trazer para o estudo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para o Brasil, visto que somos o país com a maior reserva hidrológica do Planeta, podendo citar o objetivo 3 – Saúde e Bem-Estar; 4 – Educação de Qualidade; 6 – Água Potável e Saneamento; 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 13 – Ação contra Mudança Global de Clima; 14 – Vida na Água (NAÇÕES UNIDAS BRASIL, 2023). Assim sendo, a educação ambiental por possuir vieses interdisciplinares é capaz de ser uma excelente estratégia para gestão de bacias hidrográficas, salvaguardando o bemcomumde todos, a água e preservando “Casa Comum para que continue habitável” (Boff, 2010). 3.3 Iniciativas de promoção através de projetos OCOMITESINOS, emcolaboração comdiversas parcerias, conduziu a implementação de projetos, cujas descrições de alguns deles serão apresentadas a seguir. O propósito dessas iniciativas foi gerar e disseminar conhecimento científico, envolvendo as comunidades próximas às regiões da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Essa abordagem se revelou uma estratégia crucial para garantir progressos na educação ambiental, na gestão das águas da região e na tomada de decisões. 3.3.1 Projeto Peixe Dourado Conforme informações do COMITESINOS (2023) O Projeto Peixe Dourado escolheu a espécie Salminus brasiliensis como símbolo, utilizando-a como um bioindicador da qualidade das águas na região. O objetivo era promover atividades de educação ambiental voltadas à gestão dos recursos hídricos. Embora as pesquisas tenham sido concluídas em 2001, o trabalho nas escolas continuou com o
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