27 Adriano Sbaraine, Eduarda Sthefanie Mittelstadt, Fabiane Recktenwalt, Jairo Lizandro Schmitt, Katiúscia Volkart Panassal, Marlon Eduardo Bauer e Roseméri Carine Greef Heldt Figura 5 – Índice de Bem-Estar Urbano as dimensões de análise Fonte: Elaborado pelos autores, 2022. Em preço às informações da Figura 5, constata-se que a dimensão do IBEU que possui maior discrepância entre ambos os municípios é a D1 (mobilidade urbana). Ao passo em que Dois Irmãos alcançou o índice de 0,97, Viamão apresentou 0,39. A D1 está relacionada com os objetivos 3 (saúde e bem-estar) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis) dos ODS. Quanto à mobilidade urbana, deve-se ter em mente sobre as iniciativas da Poder Público local que rejeitam a utilização prioritária do automóvel, ideal esse que permite avançar nas questões relativas à tal temática e que geram melhores condições de vida para a população das cidades (Callefi et al., 2017, p. 5). Medidas de implementação de “zonas livres de automóveis”, de moderação da circulação e de prioridade ao pedestre, que fomentem a caminhada e o uso da bicicleta, reduzindo os riscos para a utilização desses modos de transporte e promovendo a atratividade das cidades, são algumas das alternativas propostas por Silva (2013). Em se tratando da dimensão D2 do IBEU (condições ambientais), o município de Dois Irmãos apresentou um índice de 0,97 enquanto Viamão o de 0,53. Essa dimensão possui relação com os ODS
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