29 Adriano Sbaraine, Eduarda Sthefanie Mittelstadt, Fabiane Recktenwalt, Jairo Lizandro Schmitt, Katiúscia Volkart Panassal, Marlon Eduardo Bauer e Roseméri Carine Greef Heldt veis). São indicadores, portanto, que expressam os serviços públicos essenciais para garantia de bem-estar urbano, independentemente de serem ofertados por empresas públicas ou por empresas privadas por meio de concessão pública (Salata; Costa, 2013). Sobre tal aspecto, entende-se não ser possível garantir segurança, vida sadia, nummeio ambiente equilibrado, tudo a respeitar a dignidade humana, se os serviços públicos essenciais urgentes não forem contínuos (Chimenti, 2015). Por fim, quanto à dimensão D5 do IBEU (infraestrutura urbana), sua afinidade vem a ser com os 7 (energia limpa e acessível), e 11 (cidades e comunidades sustentáveis). O município de Dois Irmãos apresentou um índice de 0,68 e Viamão de 0,37. O crescimento acelerado da população é um dos fatores que comprometem a manutenção do sistema de infraestrutura urbana, gerando, assim, consequências para uma considerável parcela dos munícipes (Vieira Filho et al., 2013). A infraestrutura urbana é um fator que deve propiciar os meios necessários ao desenvolvimento das atividades político-administrativas, entre os quais se inclui a gerência da própria cidade (Zmitrowicz; Neto, 1997). Sublinha-se que, uma infraestrutura urbana deficitária dá origem, de acordo com Vieira Filho et al. (2013), a grandes desigualdades sociais, aumento das taxas de desemprego e, finalmente, à saturação de diversos setores de trabalho. Pertinente acrescentar, a título ilustrativo, o estudo realizado por Pereira et al. (2018), que essa dimensão, na cidade de São Luiz, capital do estado do Maranhão, foi a que obteve a mentor pontuação; situação que vai ao encontro dos resultados aqui obtidos. Os autores (Pereira et al., 2018), naquele município, relataram que a infraestrutura urbana estaria comprometida em razão da falta de rampa de acesso para cadeirantes (acessibilidade) e de bueiros ou bocas de lobo que possam dar o devido destino ao escoamento e drenagem de águas pluviais. Para a composição da análise subsequente, utilizou-se a base de dados disponibilizada pelo Instituto das Cidades Sustentáveis que, por meio do Programa Cidades Sustentáveis, monitora e acompanha a evolução dos ODS no Brasil. Igualmente, foram consideradas as informações de acompanhamento da evolução dos ODS propostas pela Confederação Nacional dos Municípios.
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