Ambiente: percepções 2024

Análise dos relatórios de sustentabilidade de indústrias calçadistas certificadas no Programa Origem Sustentável em relação aos ODS 54 vii) ampliar e qualificar o pré-natal na atenção básica; viii) ampliar a ‘saúde sexual e saúde reprodutiva’ na atenção básica; e ix) ampliar a prevenção ao abuso do álcool. Dentro da ODS 04 que “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, todavia, a educação tem a responsabilidade de estar em sintonia com os desafios do século XXI e aspirações que promovem os tipos certos de valores e habilidades que levarão a um desenvolvimento sustentável e inclusivo, crescimento e convivência pacífica (United Nations, 2015). Portanto, ainda são muito tímidas essas metas dentro dos relatórios de sustentabilidade nas empresas abordadas no estudo, e é preciso desenvolver mais projetos no que tange a qualidade de ensino para o crescimento profissional e desenvolvimento das empresas do ramo calçadista. Ao analisar o ODS 5 nos relatórios de sustentabilidade, foi constatado que existem poucas ações relacionadas a este objetivo em relação às quatro empresas. Apenas duas metas das aplicáveis foi possível evidenciar ações, tais como: acabar com as formas de discriminação das mulheres e meninas, onde a Empresa 2 relata a existência de um programa de acessibilidade na empresa. Quanto à oportunidade de liderança, duas das empresas apresentaram dados relativos ao número de mulheres em cargos de gerência e liderança, como no caso da Empresa 4 que tem 22,8% de mulheres em cargos de gestão. No Brasil a igualdade de gênero segue a passos lentos, sendo necessárias discussões e pesquisas para desmistificar as enraizadas ideias culturais do papel no mercado de trabalho e as empresas abracem esse ODS para reduzir as desigualdades (Candido; Canguçu, 2021). A ODS 6, que diz respeito a água e saneamento, faz parte do escopo de todos os relatórios de sustentabilidade analisados, onde apresentaram dados relativos à redução do consumo de água, tratamento de esgoto e educação ambiental. A Empresa 4 apresentou o maior número de ações e dados de reuso de água em duas unidades de produção, enquanto a Empresa 3 apresentou apenas o monitoramento do uso de água, sem ações de educação ambiental para a redução do consumo, tampouco reuso. A escassez hídrica é um problema em muitos Estados brasileiros, que não se restringe apenas à falta física da água, mas também à limitação de acesso à água potá-

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