193 Graciane Berghahn Konzen, Valessa Jamile Santos, Daniela Müller de Quevedo, Roberta Plangg Riegel e Annette Droste Figura 4 – Mapa de aprendizagem a partir das experiências dos quatro municípios analisados Fonte: Autores, 2025 Observa-se, a partir do mapa da Figura 4, que ações de prevenção constroem grande parte da aprendizagem, sendo este um ponto fundamental para a mitigação dos impactos dos desastres e o caminho que representa a ação mais segura à população, que certamente estará mais preparada para enfrentar estes eventos climáticos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Com a pesquisa, ficou evidente que prevenir ainda não está no centro das atenções quando se fala empolíticas públicas ambientais no mundo. Destacam-se que os grandes desastres ambientais, que acarretam consequentes contaminações do ambiente, atingindo centenas de pessoas, antecedem a mobilização da sociedade e a tomadas de decisão. Ou seja, este cenário confirma que primeiro existe a descaracterização de ambientes e perdas de vidas humanas e depois de um período de tempo, por vezes anos, chegam ou deveriam chegar, as soluções. Uma característica fundamental do estilo de vida da humanidade sempre se deu sobre o enfoque da rea-
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz