Discriminação algorítmica, Inteligência artificial, Hipervigilância digital e tomada de decisão automatizada

349 Tauane da Silva Brito e Haide Maria Hupffer para o Metaverso, com definição de princípios, diretrizes e normas para o uso e a realização de negócios jurídicos nesse ambiente virtual, abordando questões específicas relacionadas ao seu funcionamento, uso e a realização de transações jurídicas, bem como os deveres das plataformas (Pereira Júnior, 2023). O ambiente formado por espaços virtuais tridimensionais (MDV3D) permite que indivíduos, representados por avatares, vivenciem a imersão e a telepresença, possibilitando interações em diversos espaços tecnológicos simultaneamente. Essa dinâmica reflete a complexidade e a interconexão de experiências no Metaverso, onde os avatares atuam como representações digitais dos usuários, capacitando-os a explorar e interagir em ambientes virtuais de maneira integrada e envolvente em um mundo paralelo (Schlemmer; Trein; Oliveira, 2008, p. 441-450). Para a compreensão de tais mundos paralelos e como a realidade imersiva do 2D e do 3D, condizentes com o bidimensional e o tridimensional, migraram e se aperfeiçoaram, é importante a comparação de mundos virtuais espelhados em realidades virtuais que são vivenciados no ciberespaço pelo Metaverso. Nesse primeiro plano, importante discorrer sobre o jogo digital conhecido como Second Life. A plataforma de player em 2003 despertou o interesse de muitas empresas, pessoas e profissionais da área da tecnologia da informação e cominicação, especialmente no Vale do Silício, para a possibilidade de uma existência paralela no espaço virtual. Em seu primeiro ano, o Second Life conquistou mais de um milhão de usuários ativos e logo várias organizações do mundo real estabeleceram suas próprias presenças e negócios dentro da plataforma (Ball, 2022, p. 29-30). O ciberespaço não se limita apenas a usuários que buscam imersão em jogos digitais simples, mas está preparado para reuniões, conferências e colaborações remotas. Assim, o ciberespaço que se enquadra em simulações tridimensionais, desenvolvido pelo estúdio Linden Lab, propõe-se a ser uma extensão do mundo real. Ele oferece aos jogadores a oportunidade de realizar uma variedade de atividades, além de proporcionar, através da criação de avatares personalizados para cada usuário, uma experiência digital realista. Isso inclui cinemas virtuais, clubes de música e outros espaços onde os jogadores podem socializar (Pereira, 2022).

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