Discriminação algorítmica, Inteligência artificial, Hipervigilância digital e tomada de decisão automatizada

351 Tauane da Silva Brito e Haide Maria Hupffer pode ajudar a melhorar a vida humana emmuitos de seus aspectos, como educação ou saúde, além de transformar entretenimento, publicidade e muitas outras indústrias” (López-Díez, 2021). Outro jogo eletrônico sandbox é o Minecraft, que se apresenta em um ambiente emmundo aberto, onde os jogadores podem explorar, criar estruturas fantasiosas a partir de uma variedade de materiais, construir, interagir com diferentes elementos e com outros jogadores, projetar, simular mundos tridimensionais e aceitar missões como resolver um quebra-cabeça ou lutar contra monstros. É um videogame multiplataforma muito usado em aplicações educacionais e pesquisa, avaliações da inteligência baseada em jogos, como também demostrou potencial como uma ferramente para pesquisa de Inteligência Artificial (IA). Desde o seu lançamento em 2009 já tem mais de 200 milhões de cópias vendidas, sendo considerado um dos jogos mais populares de todos os tempos. (Peters; Kyngdon; Stillwell, 2021). Os usuários do Minecraft ainda têm acesso ao chat in-game, que permite a comunicação entre si e a inserção de comandos para modificar diversos elementos do jogo, incluindo a construção de um mundo virtual. Essa funcionalidade proporciona interação e possibilidades adicionais aos jogadores durante a sua experiência na plataforma, por isso seu uso vem sendo ampliado em ambientes escolares para o uso educacional dos alunos, ofertando a explação de conceitos e temas de diversas disciplinas de maneira interativa e criativa, promovendo o engajamento e a colaboração no processo de aprendizagem (William, 2017, p. 113). No Minecraft os jogadores têm a liberdade de explorar um mundo virtual e tomar decisões sobre suas ações, incluindo a modificação do ambiente e permitindo a coleta de recursos naturais e a criação de itens e equipamentos a partir desses recursos. Existe, ainda, uma versão educacional chamada Minecraft Education, disponível para PC, iPad e Chromebook. Tal versão do ciberespaço principal, permite até trinta jogadores em um mesmo mundo e oferece ferramentas exclusivas para o ensino de disciplinas como biologia, química, geografia, física e matemática, proporcionando um ambiente agradável aos alunos e promovendo seu desenvolvimento social, criativo e até mesmo lógico (Dechamps, 2021). Logo, as novas tecnologias da informação e comunicação vão além de simples instrumentos técnicos. Elas possuem propriedades

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