353 Tauane da Silva Brito e Haide Maria Hupffer Assim como no mundo real, a comunicação é fundamental no Second Life. Os usuários podem se comunicar por meio de mensagens de texto, bate-papo de voz e até mesmo expressões e gestos de seus avatares tendo a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo, interagir com elas e formar comunidades virtuais, calcadas emprincípios sociais comuns, podem, ainda, o jogador participar de eventos, festas, visitar locais compartilhados e envolver-se em atividades sociais, como clubes, grupos de interesse e encontros sociais (Oliveira Pita, 2008). As plataformas de jogo Decentraland e The Sandbox igualmente permitem a criação de vínculos sociais em comum, ou seja, os usuários podem criar experiências interativas para outros participantes, como também para si mesmos. Por ser uma plataforma de metaverso com propriedade descentralizada, o Decentraland “promove uma economia virtual e uma experiência diferenciada aos usuários, para que criem, compartilhem e monetizem seu conteúdo, além de participarem de eventos e atividades sociais” e colaborativas, como compra de terrenos virtuais com a utilização da tecnologia blockchain, que alimenta o sistema, possibilitando uma participação ativa no mundo virtual, moldada de acordo com as preferências e interesses dos usuários em um espaço social e econômico dinâmico (Rossetti; Gatti, 2023, p. 189). Por sua vez, o Roblox é uma das plataformas mais famosas do Metaverso e que tem crescido exponencialmente. Em janeiro de 2020 o Roblox estava no 47º no ranking de aplicativos e em agosto do mesmo ano subiu para o 29º lugar. No ano de 2021contabilizava 150 milhões de usuários ativos mensais e 40 milhões de usuários diários, sendo que a maioria são crianças e alunos de ensino fundamental emédio, sendo quemenores de 13 anos representam54,86% do total de usuários da plataforma. A Geração Z (nascidos entre o ano de 1997 e 2012) e a Geração Alfa (nascidos após o ano de 2012) passam emmédia 2,6 horas diárias usando o Roblox, sendo que o tempo dispendido nesta plataforma é três vezes maior do que no YouTube e sete vezes mais do que no Facebook (Han; Liu; Gao, 2023). Além do exposto, no Roblox concentra-se a maior comunidade de jogos multijogador do mundo. Seu sucesso está em possibilitar aos jogadores construírem jogos e mundos interativos de acordo com suas próprias necessidades. É um espaço onde os usuários in-
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