Discriminação algorítmica, Inteligência artificial, Hipervigilância digital e tomada de decisão automatizada

Navegando no metaverso: benefícios, riscos, discriminação algorítmica e a necessidade de regulamentação para proteger o consumidor 354 teragem socialmente, criam comunidades de lazer, mundos virtuais e conteúdo autoconstruído. Neste ambiente são trocadas mais de 60 bilhões de mensagens todos os dias, como também é um ambiente virtual onde os usuários podem se encontrar, negociar e construir redes sociais utilizando tecnologia visual 3D. No Reblox, observam- -se oito características do Metaverso que atraem principalmente os usuários jovens, que são: identidade, amigos, envolvimento, disponível em qualquer lugar, plataforma de baixo atrito, variedade de conteúdo, economia e segurança (HAN; LIU; GAO, 2023). 3. EXPERIÊNCIAS NO METAVERSO PARA PROMOVER A INOVAÇÃO E PRODUTOS O Metaverso, embora com suas origens nos jogos, graças aos investimentos substanciais em tecnologias e experiências, atingiu um ponto de viragem ao valor do cenário do consumidor virtual, tornando-o mais atrativo não apenas para um público mais amplo, mas também para diversos segmentos de empresas e prestadores de serviços. Agora, o Metaverso possui o potencial de transformar radicalmente o cenário do consumidor, criando jornadas do cliente, experiências imersivas e espaços abertos para que as comunidades acelerem a criatividade e impulsionem o comércio, pontualmente porque mundos e ecossistemas virtuais proporcionam aos consumidores uma extensão criativa da realidade, permitindo-lhes relaxar, conhecer pessoas, construir comunidades, resolver problemas, experimentar novas manifestações de valor de marca e explorar realidades que divergem das suas próprias (Peterson; Bonelli; Macsweeney, 2022). Tanto é assim que a Heineken, uma das maiores cervejarias do mundo, recentemente entrou no Metaverso criando uma cervejaria dedicada a degustações virtuais. A iniciativa irônica da Heineken objetiva reunir as pessoas emum só lugar para socializar (Mele; Russo Spena; Russo, 2024). Ao confirmar sua presença no Decentraland, uma das plataformas explanadas anteriormente, a empresa anunciou o lançamento de sua primeira cerveja virtual, aproveitando a tendência do mundo virtual e sua capacidade de oferecer experiências digitais aos usuários. Tal iniciativa da empresa reflete o interesse crescente das marcas em explorar o potencial do Metaverso como

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz