355 Tauane da Silva Brito e Haide Maria Hupffer um novo canal de interação e engajamento com público, utilizando, inclusive, uma estratégia de marketing ofertando a bebida “com os pixels mais frescos: semmalte, sem lúpulo, sem fermento, sem água e também sem cerveja” (Aragão, 2022). A Heineken Silver, cerveja lançada na referida plataforma, é uma criação digital que, de forma irônica, satiriza a tendência das empresas de ingressaremno Metaverso. Seu rótulo humorístico lista ingredientes como pixels (0g), HTML (0g), cores RGB (0g), renderização (0g) e falha (0g) em termos nutricionais. Embora seja promovida como uma bebida virtual, em que é realizada a compra na plataforma do Decentraland pelo usuário da rede, podendo seu avatar personalizado realizar o consumo da bebida no mundo virtual, a Heineken esclareceu que essa iniciativa buscou promover o lançamento da cerveja no mundo real, demonstrando que, nesse caso, o produto comercializado virtualmente não se vislumbra tão atrativo quanto no mundo físico (Shih, 2022). Como observado, existe uma forte associação entre os jovens e os jogos. Esses fatores foram levados em consideração ao desenvolver a estratégia de comunicação mercadológica usando jogos (advergames) Doritos VR Battle, que alcançou uma experiência na média mais alta do que outros jogos publicitários. Com o objetivo de levar os adolescentes a experiências virtuais imersivas, a empresa Doritos em parceria com um influenciador lançaram um jogo de RV multiplataforma compatível com smartphones e dispositivos avançados. “O jogo tinha uma mecânica simples: “os jogadores devem coletar o maior número possível de Doritos”. A campanha foi impactante, tanto que conferiu à empresa o prêmio Golden Effie Award, resultando em expressivo retorno à imagem e às vendas. Contudo, quando a empresa lançou a versão mais avançada do jogo passou a cobrar uma taxa, que não foi bem recebida pelos usuários, resultando em reações significativas nas plataformas online que se deve, em parte, ao público em geral não saber que os advergames exigem pagamento (Ramal, 2024). No ano de 2023, a empresa Doritos tomou medidas decisivas para fortalecer sua presença no Metaverso, por meio de uma série de iniciativas e interações com seus usuários. A marca, através da conta da empresa oficial no Twitter, apresentou o lançamento de um “Metaverso Musical” e a oportunidade de ganhar PCs de jogos,
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