Discriminação algorítmica, Inteligência artificial, Hipervigilância digital e tomada de decisão automatizada

Navegando no metaverso: benefícios, riscos, discriminação algorítmica e a necessidade de regulamentação para proteger o consumidor 356 além de acessórios Doritos de edição limitada criados em colaboração com RTFKT e MeebitsNFTs. A Doritos também assegurou que a experiência no Metaverso é destinada a todos os tipos de usuários, independentemente de serem nativos em criptografia ou de terem menos conhecimento sobre o ecossistema, sendo que dentro dessa nova experiência propiciada pela empresa, os usuários poderão criar seus próprios avatares em formato de NFT, que serão usados no jogo para representá-los, permitindo uma personalização completa, incluindo a escolha da cor de pele, roupas, calçados e uma variedade de acessórios (Doritos, 2023). Nesta versão, diferentemente da anterior, os usuários não precisam pagar uma taxa e podem acessar como convidados. O mercado do Metaverso está em constante crescimento com potencial para atingir 13 trilhões de dólares e cinco bilhões de usuários totais até 2030, o que anima várias empresas a explorar a plataforma como uma nova fonte de receita na condição de fornecedores. A Gucci, empresa de luxo, foi a pioneira no IMC digital na indústria da moda, aproveitando sua experiência no Metaverso, realidade aumentada e virtual e a adoção de sistemas de Inteligência Artificial, avançou criando e entregando produtos digitais, com essa estratégia também fortalece os canais físicos. Pode-se dizer que três são as estratégias que se destacamna Gucci: i] constrição do Gucci Garden no Roblox, onde hospeda uma “exposição de moda virtual conectada a uma exposição física na vida real (IRL) na sede da Gucci”; ii] criação do Gucci Town que é ummundo virtual estável no Roblox; iii] criação de outro espaço virtual utilizando no Zepeto, que uma gigantesca plataforma no Metaverso que atingiu no ano de 2022 o número de 320 milhões de usuários. O Zepeto é um aplicativo de rede social e de jogo onde avatares personalizáveis ​povoammundos virtuais. Um exemplo de sucesso da Gucci foi a The Gucci Virtual 25 (produção e venda de uma única coleção de tênis) com a disponibilização de um aplicativo de cocriação que possibilitava que “os fãs projetassem seus próprios calçados virtuais (ou seja, Gucci Sneaker Garage). Outra iniciativa para fortalecer os canais físicos foi a estratégia de aceitar pagamentos em criptomoedas em lojas selecionadas (Mancuso; Petruzzelli; Panniello, 2023). Ao utilizar as plataformas Roblox e Zapeto, a Gucci possibilitou que os avatares criados pelos usuários pudessem também

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