Discriminação algorítmica, Inteligência artificial, Hipervigilância digital e tomada de decisão automatizada

357 Tauane da Silva Brito e Haide Maria Hupffer participar como cocriadores nas exposições virtuais e desenvolver itens virtuais com texturas da Gucci e aproveitar para expor as cocriações nas campanhas publicitárias da empresa. Outra novidade é a permissão dos usuários criarem valor por meio de roupas personalizadas e exclusivas para fotos de perfil NTF. As lojas virtuais e a experiência do Metaverso possibilita a participação de um número ilimitado de participantes de qualquer parte do mundo nos eventos virtuais. De igual forma, o novo modelo de receita para o avatar acaba se concretizando emmais vendas virtuais de produtos da Gucci e se agregando aos colecionadores da marca ou utilizados para equipar avatares (Mancuso; Petruzzelli; Panniello, 2023). As marcas de luxo têm se destacado como pioneiras na implementação de estratégias de marketing no Metaverso, particularmente por meio de jogos. Ao interagirem como avatares e usando a metáfora do mundo real sem as limitações do mundo físico, o Metaverso vem ganhando espaço como uma porta de entrada para conquistar clientes de forma inovadora, visto que permite um alto nível de personalização da experiência do cliente. O Gartner previu que até o ano de 2026, 25% das pessoas vão passar pelo menos uma hora por dia no Metaverso em interações de compras, educação, trabalho, interação social e/ou entretenimento. A possibilidade de personalização de avatares oferece ao cliente experiências únicas, visto que podem se apresentar da maneira que querem. Para as empresas, é uma oportunidade e um meta-universo inexplorado que pode ser uma maneira de criar experiências significativas e personalizadas para os clientes, em especial, para as marcas de luxo que se beneficiamdesse ambiente para gerar fidelidade e exclusividade (Spajić et al., 2023). 4. OS DESAFIOS PARA REGULAR CONFLITOS CONSUMERISTAS NO METAVERSO E AS PREOCUPAÇÕES COM A DISCRIMNAÇÃO ALGORÍTMICA As relações jurídicas são fundamentais no Direito, sendo resultantes tanto de normas jurídicas abstratas que estabelecem posições jurídicas para os sujeitos de direito, quanto de fatos jurídicos que geram essas posições. Letícia Queiroz cita os contratos como exemplos claros de uma relação jurídica que surge a partir de sua celebração, criando deveres e obrigações para as partes envolvidas.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz