Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

101 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO ECOSSISTEMA PARA APRENDIZAGENS: OS CAMINHOS PARA UMA HISTÓRIA RECONTEXTUALIZADA Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida1 RESUMO: O capítulo apresenta parte da dissertação na qual pesquisou a configuração do ecossistema para aprendizagens, no processo de alfabetização para a recontextualização das ciências. Os critérios utilizados no decorrer do estudo para escolha das histórias recontextualizadas são destacados. O objetivo é investigar a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização, por meio da recontextualização das ciências. A estratégia metodológica utilizada foi a pesquisa participante. A observação direta da configuração do ecossistema para aprendizagens na alfabetização foi inspirada nos cotidianos de 20 estudantes do 1º ano e da professora-pesquisadora, em uma escola da rede municipal de ensino em Canoas. Nos diálogos teóricos são abordadas as reflexões sobre o processo de alfabetização e a recontextualização das ciências, conectados ao ecossistema para aprendizagens. Na análise dos dados é apresentada cada história recontextualizada, bem como os critérios de escolha de cada uma e seus desdobramentos na prática pedagógica. A configuração do ecossistema ocorreu na recontextualização de três histórias infantis. Ao final desse percurso de aprendizagens e interações no ecossistema, configurado em um contexto de alfabetização e articulado na recontextualização das ciências, observamos que as aprendizagens ocorreram no viver e conviver. Palavras-chave: Alfabetização. Ecossistema para aprendizagens. Contação de histórias. Recontextualização das ciências. 1 Mestra em Educação pela UNILASALLE – Canoas; membro do grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq; professora na rede municipal de ensino do município de Canoas; e-mail: parcianellofabiane@gmail.com DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-7

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz