Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

O processo de alfabetização no ecossistema para aprendizagens: os caminhos para uma história recontextualizada 102 1 INTRODUÇÃO Gostamos de ouvir, ver e ler histórias, pode ser uma história contada por alguém de forma oral, através de livros, imagens e vídeos. As narrativas nos encantam, pois trazem elementos da vivência e imaginação dos seres humanos que se direcionam para o universo do faz de conta. Experimentamos papéis, emoções, brincamos com palavras, criamos cenários conectando a narrativa ao contexto de cada ser humano. Ao observarmos atentamente o que está ao nosso redor, percebemos que as coisas se conectam, como se estivessem interligadas por pequenos fios que se entrelaçam. Histórias conectam situações reais e fictícias, texto e ilustrações, personagens e enredos. Vamos refletir sobre o seguinte exemplo, em um simples passeio de bicicleta, no início da manhã, pelas ruas da cidade. Com o olhar atento, percebemos o clima que nos circunda trazendo sensações ao nosso corpo, há outros veículos e pedestres em circulação, que fazem parte do nosso percurso, assim como as ruas e obstáculos urbanos nas calçadas. Estabelecemos uma relação com esse espaço, com os seres humanos, a natureza e os objetos, cada um possui um contexto de acordo com a sua história de vida/origem. Essa ação humana conecta habilidades que requerem coordenação motora para pedalar, conhecimento de espaço físico, sinalização de trânsito e localização para se deslocar, junto a outros veículos, pedestres e obstáculos urbanos. Observamos que não há uma fragmentação entre situações, elementos e habilidades cognitivas, todos estão em sincronia e operam em um contexto de um passeio de bicicleta, o qual faz parte do nosso viver em sociedade. Ao interconectar todos os aspectos, expressamos o ecossistema para aprendizagem, enquanto movimento que se dá na construção do conhecimento, a partir das interações humanas e não humanas e em congruência com o meio, nas dimensões política, social, cultural e econômica. Essas interações ocorrem em um contexto único emque cada ecossistema se configura, estabelecendo relações sem hierarquias, isto é, ecologicamente constituída, em que cada componente coexiste em uma conexão de interdependência. Assim, as histórias podem ser consideradas como representações de ecossistemas inventados, a partir da ficção e/ou realidade

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz