103 Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida dos seres vivos e não-vivos, isto é, as narrativas conectam os conhecimentos e o contexto. A contação de histórias é uma prática pedagógica que proporciona esse encadeamento em rede, com seus enredos e desdobramentos, possibilitando as interações humanas em que o estudante é protagonista no seu processo de aprendizagem. Este relato de experiência é parte da dissertação de Almeida (2023) em que aborda o processo de escolha das três histórias recontextualizadas e desdobramentos, que compuseram a análise de dados da pesquisa. Na seção 2 são tratados os aspectos teóricos que embasaram a pesquisa; na seção 3 apresentaremos a metodologia utilizada para a produção de dados, assim como o contexto e os sujeitos do estudo; na seção 4 são relatadas as escolhas das histórias recontextualizadas, a partir dos dados produzidos e analisados na dissertação; e na seção 5 as considerações finais. 2 APRENDIZAGENS CONECTADAS AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Aprender a ler e escrever propicia o compartilhamento das percepções e dos conhecimentos, uns dos outros. Assim, é como enxergar o mundo com os olhos dos outros, poder ver coisas que antes não estavam ali. Transformamos nosso olhar e pensar, ganhamos o poder de compreender o âmbito dos traçados que parecem desenhos, mas são letras, decifrando enigmas e constituindo relações com a sociedade. O processo de alfabetização, segundo Soares (2021b), se desenvolve em um contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e escrita, ou seja, a partir de atividades de letramento, que se desenvolvem na aprendizagem das relações fonema-grafema. Através de atividades que façam sentido com o cotidiano, analisando palavras na lógica de uma ação cognitiva do estudante. A alfabetização e letramento são processos cognitivos e linguísticos diferentes. A alfabetização é a aquisição da tecnologia da escrita (Soares, 2020), o que não precede o letramento, no qual a criança aprende a ler e escrever envolvendo-se em atividades contextualizadas, isto é, de leitura e produção de textos reais, em práticas sociais. Logo, pensamos na necessidade de levar a criança a des-
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