O processo de alfabetização no ecossistema para aprendizagens: os caminhos para uma história recontextualizada 104 cobrir o princípio alfabético, ou seja, inevitavelmente a ensinar-lhe o código e a maneira de se servir dele. A escrita é uma invenção cultural, Soares (2021a), assim, não é um processo natural de aprendizagem, precisa ser ensinada, pois grafa os sons da fala, que se decompõem em fonemas2 e se tornam visíveis sob a forma de letras. A criança precisa se apropriar do sistema de escrita alfabético, compreendendo a funcionalidade do código escrito, usado nas práticas sociais e pessoais, sendo necessária aprendizagem simultaneamente dos fonemas e das demandas sociais do uso da escrita. A prática da leitura, na perspectiva do letramento, é o envolvimento e o contato cada vez mais próximo com o significante e o significado e com o interlocutor, em um processo comunicativo inacabável. Isso quer dizer, ler lendo, fazer fazendo, interferindo e interagindo. Na escola, para Soares (2020), quanto mais exposto for o aluno a situações que possam favorecer o uso da linguagem relacionados à cultura na qual esse aluno está inserido, mais possibilidades terá para a compreensão das leituras realizadas. Os materiais escritos são indissociados do currículo escolar, corroborando para interação da criança commateriais reais de leitura e escrita. Assim, é importante disponibilizar textos de diversos gêneros e em diferentes portadores e não textos produzidos artificialmente para auxiliar na aprendizagem da linguagem escrita (Soares, 2021a). Os livros de literatura infantil estão presentes no cotidiano escolar, a partir de uma história podemos desenvolver habilidades linguísticas e conceitos das ciências. Na história “Chapeuzinho vermelho” podemos explorar hábitos alimentares dos animais, classificando o lobo em carnívoro e os humanos em onívoros, relacionar comoutros animais que possuemo corpo preparado para ingerir determinados alimentos. Assim como, explora-se a escrita da palavra “lobo”, semelhante a palavra “bolo”, pode-se produzir frases e seguir explorando diferentes possibilidades. O processo de alfabetização precisa fazer sentido para o estudante, isto é, através de um conto de fadas é possível ressignificar e ampliar os conhecimentos das ciências, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita, ciências biológicas, entre outras. Cria-se uma trama de conhecimentos, como se fossem fios que se conectam 2 São entidades abstratas, não observáveis.
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