105 Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida e entrelaçam, aprendizagens prévias com as novas, ampliando as existentes e abrindo caminhos cognitivos para as próximas. Assim, constituímos uma relação ecológica, pois um fio precisa do outro para existir e se manter em funcionamento. Tecer ecologicamente os conhecimentos do ler e do escrever, implica mudar o pensamento de que a aprendizagem se dá nas partes e perceber que ela ocorre de forma integrada. Efetua-se em uma rede de relações, inseridas em um contexto de significados, a partir do ambiente que a circunda, isto é, em comunidade, vivendo e convivendo de forma sistêmica. 2.1 Conexões com a recontextualização das ciências Os livros de literatura infantil possuem textos ilustrados e escritos, proporcionando à criança experiências estéticas e de significado com as duas linguagens. A interação entre a linguagem visual e verbal, ou seja, entre imagens e palavras, contempla o ilustrador também como narrador, instigando um diálogo entre o texto escrito e as formas visuais que compõem a narrativa, dando sentido à história. O ato de ler ou ouvir uma história, segundo Coelho (2000), torna-se um ato de aprendizagem, em que a criança interage com o material escrito e ilustrado estabelecendo relações com o seu cotidiano, experienciando papéis, resolvendo problemas e ampliando sua visão demundo. Esse fenômeno literário pode ser abstrato – pois é originado por ideias, sentimentos e emoções – e concreto, considerando que as experiências adquirem validade efetiva quando nomeadas, transformadas em linguagem, em imagens ou em palavras. A história que a criança vai interagir geralmente é escolhida por adultos, portanto é necessário ter atenção para provocar o universo da criança, selecionando uma narrativa que amplie as expectativas e referências que a criança já possui. Outra questão a ser considerada, é o uso da linguagem como possibilidade estética e lúdica, que favoreça o alcance de novas informações. Como, também, um projeto gráfico que seja adequado à faixa etária do leitor ou ouvinte, tendo em vista seu potencial de apelo à criança. Assim, quando escolhemos uma história para ser recontextualizada, observamos critérios que possibilitam desenvolver um trabalho pedagógico de forma integrada, ou seja, ciências biológicas, ciências matemáticas, ciências da linguagem, ciências humanas e
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