Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

107 Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida 3 METODOLOGIA A metodologia utilizada em Almeida (2023) possui abordagem qualitativa exploratória, que aplica como estratégia metodológica a pesquisa participante. Conforme Brandão e Streck (2006), a pesquisa participante deve ser entendida como um conjunto diversificado de experiências de criação coletiva de conhecimentos, por meio da magia das histórias recontextualizadas. Para esse capítulo, a reflexão tem o objetivo de analisar a recontextualização das ciências no processo de alfabetização dos estudantes. Influenciados pelos estudos de Andrade, Caldas e Alves (2019), identificamos que as pesquisas nos/dos/com cotidianos iniciam com a ideia de que pensar as práticas cotidianas propicia uma aproximação da complexidade da vida em seu momento atual, sem ignorar as redes que formamos e nas quais nos formamos. Nesse sentido, essa pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Governador Leonel de Moura Brizola, da cidade de Canoas/RS, situada em um bairro predominantemente residencial. Os sujeitos-participantes são 20 estudantes da turma 1A, na qual a professora-pesquisadora atua como professora, sendo 9 meninas e 11 meninos na faixa etária de seis a sete anos. As identidades dos participantes foram alteradas por personagens de contos de fada para evitar a identificação. A pesquisa participante propiciou processo de interação para a configuração do ecossistema para aprendizagens na recontextualização das ciências. Assim, a pesquisa participante, segundo Brandão e Streck (2006), também é uma pedagogia que entrelaça atores-autores, tornando-se um aprendizado no qual, mesmo quando tiver diferenças fundamentais de saberes, todos aprendem uns com os outros, funcionando como uma pedagogia de criação solidária de saberes sociais, na qual a chave do conhecimento é o diálogo. 4 OS CAMINHOS PARA HISTÓRIAS RECONTEXTUALIZADAS A pesquisa de Almeida (2023) recontextualizou três histórias para serem exploradas com os estudantes, a fim de produzir os dados para análise, com aproximadamente um mês de atividades desenvolvidas com cada narrativa. As histórias não forampreviamente

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