Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

O processo de alfabetização no ecossistema para aprendizagens: os caminhos para uma história recontextualizada 108 definidas, pois conhecer a turma é um fator importante para a escolha de um livro de literatura infantil, o professor precisa estar atento às pistas que os estudantes dão sobre suas curiosidades, necessidades e preferências. O novo ano escolar, quando os estudantes ingressaram pela primeira vez no espaço da EMEF Governador Leonel de Moura Brizola, começou com novas professoras e colegas e uma diferente rotina emum espaço desconhecido. Logo, o período de adaptação foi vivenciado por todos e todas. Ao considerar esse período de adaptação, escolhemos a primeira história recontextualizada, da qual faremos um breve resumo. O livro “Macaco danado”, de Donaldson (1999), conta a história de um macaco que se perdeu da sua mãe e encontra uma borboleta que resolve ajudar. O macaco descreve a sua mãe e, segundo essas características, a borboleta apresenta diferentes bichos. A borboleta tem dificuldade em encontrar a mãe do macaco, pois, na sua compreensão, os filhotes (lagartas) não se parecem com a mãe (borboleta adulta). No final da história, os dois entendem o ponto de vista de cada um e a borboleta ajuda a encontrar o pai do macaco, que o leva até a mamãe. A recontextualização ocorreu antes de iniciar a contação de história propriamente dita, ao explorar a capa e o título do livro, para que o leitor/ouvinte criasse uma expectativa sobre o que vai acontecer no decorrer da narrativa. A capa do livro traz elementos que aguçam a curiosidade, instigando os estudantes a criar hipóteses, antes mesmo de ouvir a narrativa. Na figura a seguir, observamos a capa do livro que estudamos: Figura 1 – Capa do livro. Fonte: Almeida (2023, p. 83).

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