Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

109 Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida O título do livro remete a ummacaco danado, ou seja, ummacaco que aprontou alguma coisa. Entretanto, a expressão do macaco demonstra que está preocupado. Os estudantes ficaram intrigados com esse paradoxo e essa dúvida causada pela capa se apresenta como uma forma imprecisa de misturar a realidade e fantasia, contribuindo para que a literatura seja um meio poderoso de ampliar a experiência das crianças, conforme Colomer (2003). Na conversa com os estudantes, surgiram as seguintes falas: Quadro 1 – Registro das falas dos estudantes. Cinderela: O nome da história é diferente do desenho. Pinóquio: Por que ele está preocupado? Bela: O que ele vai fazer na floresta? Fonte: Almeida (2023, p. 84). As histórias contadas não precisam ser perfeitas, podem apresentar elementos que não estão de acordo com nossas expectativas e/ou compreensões, o importante é a oportunidade de expressar e compartilhar as observações, conforme Cinderela. Além disso, precisamos conversar sobre elas, buscar, se possível, um entendimento sobre o que significa, o que é demonstrado nas falas de Pinóquio e Bela, em que fazem perguntas para compreender a palavra ‘danado’ do título da história. A relação entre a escrita e a ilustração da capa faz parte do processo de letramento, pois, como argumenta Soares (2020), o texto é o eixo central do letramento. Os estudantes perceberam que as palavras têm um significado a partir do que o desenho quer representar, ou seja, essa escrita possui um texto em um contexto, e essa relação entre a imagem e o texto faz parte dos livros infantis. A recontextualização das ciências desencadeou conexões cruzadas a partir da articulação entre conceitos das ciências, narrativas literárias e o cotidiano da sala de aula, tecendo relações ecologicamente constituídas de forma interdependente. A história “O macaco danado” provocou movimentos no ecossistema para aprendizagem, por meio do imaginário da narrativa com animais, associados aos conhecimentos sobre ovíparos e vivíparos, emergindo perturbações sobre a classificação dos animais, os diferentes filhotes dos seres vivos e sobre a diversidade das famílias. Esses movimentos ocorreram por meio das interações estabelecidas entre os

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