Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

O processo de alfabetização no ecossistema para aprendizagens: os caminhos para uma história recontextualizada 110 estudantes, a professora-pesquisadora e a comunidade escolar, ou seja, no conviver. A segunda história recontextualizada foi “Os três lobinhos e o porco mau”, de Trivizas (1996) e da ilustradora Helen Oxenbury, escolhida para dar continuidade à temática “casa” da história “Macaco danado”. O tema foi explorado a partir do enredo dessa história que apresenta ummovimento entre as personagens, na qual os estudantes puderam construir hipóteses sobre os papéis inversos dos lobinhos e do porco representados no conto. Na realização das atividades, as crianças voltavam ao assunto “casa” sob diferentes ângulos, ora falando do material de construção das suas casas, ora falando dos animais de estimação, entre outros assuntos. O livro “Os três lobinhos e o porco mau” é uma releitura do conto “Os três porquinhos” e apresenta uma narrativa que inverte os conhecidos papéis do lobo mau e dos porquinhos, isto é, quem tinha o papel de caçador vira caça e vice-versa, alterando a lógica do pensamento sobre a história original. Sustentando o maniqueísmo comum que aparece em algumas histórias infantis, apresentando a dicotomia das personagens entre boas e más, bobas e espertas. A professora-pesquisadora escolheu uma história para ser recontextualizada com o intuito de que os estudantes possam reconhecer as moradias, identificando o grupo familiar e diferenciando os tipos de moradias a partir dos seus materiais e os seus cômodos. Elaborar representações através de desenhos de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência para ilustrar componentes da paisagem dos lugares de vivência. Utilizar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula, do refeitório da escola e do próprio quarto. O livro “Os três lobinhos e o porco mau” apresenta ilustrações que enriquecem a narrativa e expõem elementos que o texto não expressa, assim desencadeiam outras compreensões sobre o livro. Esse foi um dos critérios utilizados para escolhermos essa história para ser recontextualizada. Quem conhece a história apenas ouvindo ou lendo, sem as ilustrações, ficaria surpreso ao descobrir detalhes que surgem articulados com a narrativa. Como no caso da figura a seguir:

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz