Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

O processo de alfabetização no ecossistema para aprendizagens: os caminhos para uma história recontextualizada 112 gamos a maior incumbência na formação da consciência de mundo, logo a compreensão de mundo desse grupo é de que a mãe deveria cuidar dos filhos e não dizer para eles irem embora. Assim, verificamos que a linguagem faz parte dessas conexões de interdependência para explicar o comportamento da mãe loba, estando presente nas interações que ocorrem no ecossistema para aprendizagens. Segundo Maturana (2014), a linguagemnos faz seres humanos e nos fazemos seres humanos na linguagem. Os estudantes usaram a linguagem para explicar a experiência do viver com suas mães e essa explicação ocorre por meio da ontogenia. Segundo Maturana (2014, p.33), “[...] é uma reformulação da experiência com elementos da experiência”. O elemento perturbador da história, trazido na ilustração, provoca reflexões e discussões, ampliado pelo enredo que apresenta outra lógica de pensamento. A partir dessas interações, confrontamos visões de mundo que diferem de nossas experiências. Para Colomer (2003), quando as crianças compreendemque histórias são ficção, assimilam que apresentam especificidades, isso agrega a sua cultura de valores, formando parte de sua cultura e conhecimento. Na história “Os três lobinhos e o porco mau”, recontextualizamos o tema casa, a representação espacial, as ilustrações do livro e confrontamos com uma outra lógica do pensamento (em que as personagens trocam os papéis, o mau era bom e vice-versa). Essa mudança na lógica do pensamento permitiu que, através da literatura infantil, pudéssemos experimentar uma ruptura do que era conhecido e uma reescrita de uma história clássica. Vivenciamos, como Colomer (2003) explica, uma narrativa que descreve ummundo com um certo grau de incerteza, os lobinhos construíram casas reforçadas e, mesmo assim, o porco mau as destrói. A história foi escrita ao contrário da tradicional, utiliza a fantasia como uma forma de questionar e ampliar os limites da realidade mostrada, como ocorre na construção da casa de flores, ummaterial não usado na construção de casas. O tema da terceira história recontextualizada surgiu em uma manhã em que a professora-pesquisadora e seus alunos regavam cenouras da horta. Durante esse momento, observamos que nasceu uma planta diferente em nosso canteiro, o que descobrimos ser um tomateiro. Os estudantes queriam saber como nasceu sem termos plantado, o que levou à lembrança de que usamos compostagem no canteiro para nutrir a terra que plantamos as cenouras. Os estudan-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz