Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

113 Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida tes produziram algumas falas sobre o tomate, que podemos observar no quadro a seguir: Quadro 3 – Registro das falas dos estudantes Aladim: Eu conheço tomate! Tiana: Adoro comer tomate! Linguado: Tomate é um legume. Atchim: Tomate é fruta? Fonte: Almeida (2023, p.110). Nas falas de Aladim e Tiana, os estudantes expressaramo seu conhecimento e apreciação sobre o tomate, já na do Linguado, o estudante foi categórico, afirmando que o tomate é um legume, mas a fala de Atchim apresentou uma pergunta que deixou o grupo de estudantes curiosos para saber a resposta. Nessa interação, segundo Colomer (2003), a literatura infantil se estabelece em função de seu ouvinte/leitor, pois os livros infantis refletem os pressupostos sociais sobre esses ouvintes/leitores. Assim, o livro infantil que apresentou um enredo de ficção-realista comum jogo de possibilidades sobre o real, que podemos manipular porque é uma ficção, foi a história “Princesinha: Não gosto de salada!”, de Ross (2009). A história conta sobre uma princesinha que vai almoçar na cozinha do castelo, está curiosa para saber o que o chef está preparando para ela comer. Porém, ao descobrir que o almoço era um prato de ‘salada do chef’, finge comer, colocando a salada no seu colo, e se diz satisfeita, pronta para comer a sobremesa. Sai correndo para comer a sobremesa na rua, espalhando toda a salada pelo chão, o que faz com que a aia, o rei, a rainha e o chef conversem com ela sobre o desperdício de alimentos. A princesinha argumenta que não gosta de salada e a aia tem a ideia de apresentar a mocinha ao jardineiro, a fim de ajudá-la a entender de onde veio os ingredientes da salada. O jardineiro a ensina a plantar sementes de tomate, que logo nascem, fazendo com que o tomateiro se torne o melhor amigo da princesinha. Um dia, os tomates amadurecemdo tomateiro da princesinha e chega a hora da salada do chef, mas a menina não quer que tirem os tomates dela. Após argumentações do rei e da rainha, ela aceita, come a salada e descobre que há sementes de tomate em seu prato, o que a deixa animada a plantar ainda mais tomates para mais pessoas experimentarem a então ‘salada da princesinha’.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz