O processo de alfabetização no ecossistema para aprendizagens: os caminhos para uma história recontextualizada 114 A história apresenta um enredo que mistura ficção com realidade (Coelho, 2000), pois há um reino, algo distante de nosso contexto democrático, mas também um tomateiro que cresce e produz frutos, sendo, ao mesmo tempo, o melhor amigo da princesinha. Essa ficção-realista traz um jogo de possibilidades sobre o que é real, e o que podemos alterar, pois a história é uma ficção, em que o tomateiro se transforma em personagem e atua a partir das ações da princesinha. O texto do livro em si não trabalha apenas a escrita com suas normas gramaticais, também apresenta, em seu conteúdo sócio- -histórico, a construção do conhecimento sobre as plantas. Os estudantes aprenderam sobre: as partes das plantas; plantio de mudas e sementes de tomate; alimentação das plantas; além de conceitos matemáticos e apresentaram seus conhecimentos na Feira de Iniciação Científica da escola. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O ecossistema para aprendizagens apresenta o desafio da incerteza sobre os caminhos a seguir, pois envolve o olhar sob e sobre um grupo de seres humanos, que possuem suas histórias, crenças, conhecimentos, características e interesses. Percorremos trajetos que não foram inteiramente projetados, mas construídos no/pelo ecossistema. Assim, o trajeto respeitou o âmbito de aprendizagem dos estudantes e contemplou a recontextualização das ciências por meio das histórias. As histórias integraram seres humanos e conhecimentos, aproximando através da literatura os estudantes uns dos outros e da professora pesquisadora. Os estudantes demonstraram satisfação e entusiasmo em ouvir boas histórias. Visto que cada narrativa foi escolhida a partir de critérios bem definidos, como: a capa do livro proporcionar um convite à curiosidade das coisas que podem acontecer na história; ter ilustrações que ampliassem a compreensão de elementos do texto; que apresentasse uma ficção-realista com um jogo de possibilidade sobre o real, que pode ser alterado em detrimento de ser uma ficção; a intriga entre as personagens, a qual gera um movimento para a elaboração de hipóteses; narrativa criativa com vocabulários variados.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz