Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

115 Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida Foi observado que a literatura infantil promoveu conexões no ecossistema para aprendizagens. Considerando esse ecossistema como uma trama de fios que entrelaçam pontos a partir das interações, interligando-os. A literatura infantil conectou os seres humanos envolvidos na pesquisa, os conhecimentos e os ambientes sociais, transformando o viver com o outro. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Fabiane. O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização: recontextualização das ciências.2023. 151 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3818. Acesso em: 15 fev. 2024. ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês; PEIXOTO, Leandro; SÜSSEKIND, Maria. Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45. BACKES, Luciana et al. Recontextualizar Ciências por meio da contação de histórias. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 68, p. 247-264, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14673. Acesso em: 07 nov. 2022. BACKES, Luciana; CHITOLINA, Renati; SCIASCIA, Cláudia. Recontextualização das ciências por meio da contação de histórias: o processo de aprendizagem. Psique, Lisboa, Portugal, v. 15, n. 1, p. 128-143, 2019. Disponível em: https://revistapsique.autonoma.pt/ wp-conte nt/uploads/2020/11/128-143-L.Backes-R.-Chitolina-C.- Sciascia.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022. BRANDÃO, Carlos; STRECK, Danilo. Pesquisa participante: o saber da partilha. São Paulo: Ideias & Letras, 2006. COELHO, Nelly. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz