Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

A produção da narrativa pelo autor docente: a história de um planejamento em ambiente digital 120 por alunos de 9º ano de uma escola municipal de Canoas/RS. Todos os participantes convidados manifestaram sua concordância em compartilhar suas opiniões neste espaço de diálogo. 2 DA ESCOLHA DA ROUPAGEM PARA UMA NARRATIVA DO ENSINAR Múltiplas são as possibilidades de escolha de uma camiseta quando adentramos em uma loja. Contudo, inúmeras questões acompanham esta decisão: O que agrada? O que cabe neste momento? O que atende a necessidade? Em que contexto será utilizada? Que mensagem desejo transmitir com ela? Obviamente, optar por uma ou outra camisa para si mesmo é mais fácil que particularizar o ensinar para um outro. Muito embora as indagações sejam similares, a diversidade de discentes torna o caminho decisório mais complexo. Atualmente, nossos discentes costumam permanecer muito tempo em redes sociais e outros espaços digitais, sendo esses ambientes mais presentes em suas vidas. Logo, uma aproximação entre professor-autor e aluno-coautor seria promissora no contexto digital, não excluindo, é claro, as trocas presenciais e sim ampliando o diálogo sobre os caminhos do aprender. Ao questionarmos alunos sobre o partilhar do planejamento docente, dos doze que se manifestaram, 66,7% nunca tiveram acesso ao planejamento do professor e 25% dizem que alguns forneciam datas de avaliações ou trabalhos de forma objetiva. Ainda, todos os discentes mencionaram o interesse por essa possibilidade, bem como acompanhar notas e presenças que competem ao seu percurso de aprendizagem. Diferentemente do planejamento em folhas impressas ou cadernos, o planejar em ambiente digital facilita esse compartilhamento e viabiliza a atualização constante e em tempo real, o que é necessário para uma sala de aula que não é acabada e cuja narrativa é sempre modificável. Na rede municipal de Canoas, por haver uma parceria entre a Google e as escolas, determinados recursos são livres para fins educativos. Por isso, neste caso, testamos duas possibilidades de compartilhamento do planejamento docente: Google Classroom e Google Sites (Blanco, 2024).

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz