125 Vanessa Just Blanco Ambos universos literários, aos quais chegamos quando provamos nosso doce, são mundos de aprendizado sobre a própria vida. As histórias estabelecidas pelas referências no site, nas páginas subsequentes, propiciamdialogar emsala de aula sobre os ensinamentos por trás da narrativa e sobre os personagens e sua conexão como real. Note que a amarração da narrativa continua com o pensar docente inclusive do mundo que convidará o aluno a participar. Se estamos a construir um texto no digital, igualmente é razoável que se pondere, além da estética, a intenção ao produzir a narrativa, quem é o interlocutor e qual a temática. Na Figura 3, por exemplo, conhecemos o espaço da Alice, turma do 8º ano, e convidamos o discente a iniciar uma trajetória de estudos conosco. Figura 3 – Acessando ummundo literário ao provar um brigadeiro Fonte: Site “De boas com a Língua” (2024). Retomamos o que Menegolla e Sant’Anna (2011) trazem sobre a importância de o aluno interpretar esta narrativa, planejada pelo docente, para sala de aula. Este aluno leitor, que também é coautor
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz