131 Vanessa Just Blanco A narrativa no site se encerrará com a validação da professora e de seus alunos enquanto autores, mostrando a possibilidade de se desenvolver, em termos comunicativos, no caminho compartilhado na disciplina de Língua Portuguesa. Assim, são apresentados poemas, microcontos, entre outros textos produzidos tanto pela docente quanto pelos discentes, isto é, temos o produto do conhecimento adquirido sendo partilhado digitalmente. Esta produção da narrativa para uma sala de aula é apenas uma dentre as diferentes possibilidades, importando neste sentido o olhar atento ao outro, a interação e interpretação que esse faz do seu próprio processo de aprendizagem. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS A configuração da narrativa e do espaço do aprender se faz também a partir do planejamento docente, pois esse tambémdesenvolve a si mesmo enquanto autor na história da educação. A criação dessa narrativa para disciplina propicia a aproximação entre docente e discente, enquanto aquele que lê e participa do processo de aprender de forma mais autônoma. A estética, a subjetividade e a singularidade acompanham a escrita da narrativa docente que convida também ao diálogo o coautor discente, promovendo assim o excedente de visão que incita a reescrita e atualização frequente da narrativa docente. O ambiente que o professor seleciona para estabelecer esta interação interpretativa do mundo da sala de aula é livre, havendo, hodiernamente, diferentes opções digitais para este compartilhar, como o recurso por nós apresentado neste capítulo que parece chamar mais a atenção do discente. Ser docente é aventurar-se num espaço que lhe é ao mesmo tempo conhecido – saberes pertinentes ao conteúdo de formação – e desconhecido – da narrativa incompleta e sempre em construção para e com um outro que também tem voz no processo de aprender, o discente. Notamos haver um desejo do aluno por participar do planejamento e acompanhar o próprio aprendizado, sendo isso importante para o desenvolvimento da autonomia discente.
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