Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

133 CONSTRUÇÃO DO E-BOOK “EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E CIBERCULTURA”: DESAFIOS PARA ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS Luciana Backes1 Karen Cardoso Barchinski2 Eduardo Lorini Carneiro3 RESUMO: Os artefatos tecnológicos são cada vez mais presentes em nosso cotidiano, configurando novas formas de criar, interagir e compartilhar em conjunto com outras pessoas. No ensino superior, a educação online se traduz como uma forma de aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais, porém suas estratégias didáticas envolvem pouca exploração das potencialidades destes artefatos. Nesse contexto, emerge a seguinte problemática: Como construir um e-book em congruência com as características da educação online? Nosso objetivo, neste artigo, é identificar as características que contemplam a educação online na construção do e-book “Educação, Tecnologias e Cibercultura” do Programa de Pós-Graduação emEducação da Universidade La Salle (Canoas/RS). Por meio de elementos de gamificação, o material é desenvolvido a partir de uma estrutura narrativa comos personagens da obra “Alice no País das Maravilhas” (Carroll, 2022). Nos dados construídos pelos estudantes da discipli1 Pós-Doutorado em Science Social pela Université Paris-Descartes – Paris-V (estágio pós-doutoral CAPES), Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Science de l’Éducation Université Lumière - Lyon 2 (Bolsa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro). Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Canoas e pesquisadora visitante da Université Claude Bernard Lyon 1. luciana.backes@ unilasalle.edu.br. 2 Mestre em Educação pela Universidade La Salle – Canoas. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Núcleo de Linguagens (novo ensino médio). 3 Mestre e doutorando em Educação pela Universidade La Salle – Canoas, RS. Professor de geografia nas redes municipais de Gravataí e Sapucaia do Sul. dudu.carneiro@gmail.com. DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-9

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz