Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Construção do e-book “Educação, tecnologia e cibercultura”: desafios para Alice no País das Maravilhas 134 na, percebemos que as características do e-book potencializaram a autoria de atividades que contemplam os conhecimentos. Palavras-chave: E-book. Educação online. Literaturalização das ciências. 1 INTRODUÇÃO A contemporaneidade se configura a partir de diferentes desafios para a sociedade. O desenvolvimento tecnológico, as catástrofes naturais, os avanços na globalização, o aumento do índice de desigualdade social e as transformações na educação são contemplados por diferentes perspectivas, instaurando o paradigma emergente, prenunciado no século XVIII (Santos, 2010). Nele, há um conhecimento prudente (científico) para uma vida decente (social), na coexistência das características que constituem a cultura, o passado – a modernidade – e o futuro – a pós-modernidade. Assim, emergem duas situações contraditórias: Por um lado, as potencialidades da tradução tecnológica dos conhecimentos acumulados fazem-nos crer no limiar de uma sociedade de comunicação e interactiva libertada das carências e inseguranças que ainda hoje compõem os dias de muitos de nós: o século XXI a começar antes de começar. Por outro lado, uma reflexão cada vez mais verossímeis da catástrofe ecológica ou da guerra nuclear fazem-nos temer que o século XXI termine antes de começar (Santos, 2010, p. 14). A sociedade atual se configura em rede (Castells, 2003; 2005). Nesta rede, realizamos diversas atividades de forma simultânea por meio de artefatos tecnológicos. A tecnologia faz-se presente na íntegra da sociedade contemporânea, sendo também produto dela, constituindo a Cibercultura. Acessamos diversas informações por meio das tecnologias digitais (TD) e estabelecemos comunicações e interações, por meio da linguagem escrita, oral, imagética e/ou gestual, em redes online. Compreendemos a cibercultura na perspectiva de Santos (2009, p. 5658), sendo esta “[...] a cultura contemporânea estruturada pelas tecnologias digitais”, marcada pelo desenvolvimento da internet e surgimento de novas TD. Esta cultura também se carac-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz