135 Luciana Backes, Karen Cardoso Barchinski e Eduardo Lorini Carneiro teriza pela interatividade, pela mobilidade, pela ubiquidade, pela interconexão. Nesta configuração, identificamos novos cenários, apropriamo-nos de artefatos da nossa realidade cultural e, assim, participamos do mundo (Moraes, 2007) não apenas enquanto espectadores, mas também preparando-nos para elaborar as informações nele produzidas e que afetam as nossas vidas enquanto cidadãos e cidadãs. A educação online se caracteriza nesse contexto como “o conjunto de ações de ensino aprendizagem, ou atos de currículo mediados por interfaces digitais que potencializam práticas comunicacionais interativas, hipertextuais e em mobilidade” (Santos, 2019, p. 69). Trata-se de um cenário em que as relações de convivência e práticas educativas são permeadas por múltiplas formas de ensinar e aprender, considerando a potencialidade dos artefatos dos quais nos apropriamos no cotidiano. Entretanto, as práticas desenvolvidas por meio de tecnologia digital, caracterizam, em um paradigma educacional vigente, em grande parte dos cursos de graduação, um modelo transmissivo (Santos, 2009). Para ir alémdessa lógica, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (Canoas, RS) desenvolveu o e-book “Educação e Tecnologias na Cibercultura”, apropriando-se dos personagens da obra “Alice no País das Maravilhas” (Carroll, 2022) na produção de uma narrativa gamificada. Assim, a partir das pesquisas de Backes, Chitolina, Carneiro (2020) e Barchinski (2021) propomos a seguinte questão: Como construir um e-book em congruência com as características da educação online? Nosso objetivo é identificar as características que contemplam a educação online na construção do e-book “Educação, Tecnologias e Cibercultura”. Desse modo, emergem contribuições para o desenvolvimento de práticas de educação online para além do paradigma transmissivo. 2 REFERENCIAL TEÓRICO Santos (2010) e Alves (2008) defendem que há diversas maneiras de construir o conhecimento no cotidiano. Para Maturana e Varela (2005), esta construção ocorre por meio da convivência entre os seres humanos. Considerando o paradigma emergente no contex-
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