Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

139 Luciana Backes, Karen Cardoso Barchinski e Eduardo Lorini Carneiro No Mundo 1, o Chapeleiro Maluco problematiza os conceitos de comunicação, cooperação, interação e autoria. No Mundo 2, junto com o Mestre Gato, exploramos a tecnologia enquanto espaço. No Mundo 3, a Lebre de Março tensiona a configuração do espaço de convivência, ciberespaço e cibercultura e suas potencialidades na educação. Por fim, no Mundo 4, a Absolem (Lagarta Azul) nos convida a refletir sobre as mídias e redes sociais presentes em nosso cotidiano e como elas se inserem no contexto educacional. O e-book é inserido no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), acompanhado de videoaula e de objetos de aprendizagem. Esses elementos são explorados de maneira lúdica e criativa, o que intensifica a autoria dos estudantes para construção do conhecimento. O e-book é explorado em encontros online - realizados por meio de diferentes TD - e encontros presenciais - realizados em espaço geograficamente localizado (Unilasalle). Na figura 2, apresentamos um exemplo de videoaula com os personagens da narrativa. Figura 2 – Videoaula literaturalizada: “Expressão, Comunicação, Interação e Cooperação” Fonte: Barchinski e Backes (2018, p. 96). Nas aulas, os estudantes passam a ser sujeitos atuantes dessa história, pois a Alice e o personagem do “mundo” que está sendo percorrido precisam que os estudantes sejam participantes ativos,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz