Construção do e-book “Educação, tecnologia e cibercultura”: desafios para Alice no País das Maravilhas 140 cumprindo os objetivos e resolvendo os desafios. Assim, estes tornam-se, também, autores da história na realização das atividades e na utilização das TD. Para a produção dos dados desta pesquisa, os autores participaramdas aulas da referida disciplina, interagindo comos discentes no desenvolvimento da aprendizagem sobre os conceitos pertinentes ao currículo. Com a mediação docente, as situações-problemas, vivenciadas por Alice na narrativa, emergem no contexto das aulas. Dessa forma, as atividades existentes no e-book se tornam desafios dentro de uma prática lúdica. Ao mesmo tempo, se discute sobre a apropriação dos artefatos tecnológicos emnosso cotidiano, comdestaque para a educação e construção do conhecimento. 4 ANÁLISE DOS DADOS No processo de ensino, a problematização desencadeia a interação. A partir do conceito de interatividade, discutimos sobre a configuração dos espaços digitais virtuais e dos espaços digitais virtuais de convivência. O conhecimento é discutido teoricamente, pois “estamos convivendo nele”. As perturbações emergem não apenas dos docentes, mas também dos estudantes, que compartilham suas percepções em chat durante a aula online. Dessa forma, em interação com o outro e em congruência com o meio (digital virtual), superamos as perturbações sobre os conceitos para a construção do conhecimento. Conforme Maturana e Varela (2005), os seres vivos e o mundo estão interligados de modo que não podem ser compreendidos separadamente. Como forma de promover a interação entre os estudantes, o e-book traz uma atividade de referência:
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