141 Luciana Backes, Karen Cardoso Barchinski e Eduardo Lorini Carneiro Quadro 1 – Atividade proposta no e-book Atividade em grupo de até quatro pessoas: definir uma temática, de sua preferência, para ser representada (apresentação, infográfico, vídeo, resenha, linha do tempo, entre outras) por meio do uso de uma tecnologia digital de sua escolha. Comunique-se! Interaja e coopere com seu grupo! Sugestões de software: • Para elaborar o mapa mental: Popplet • Para elaborar apresentações: Prezi • Para elaborar texto colaborativo: Google Docs • Para elaborar vídeos: Movie Maker Fonte: Backes, Mantovani e Vaz (2018, p. 18). Na atividade, foi proposto aos estudantes representar a sua percepção, referente aos questionamentos da Alice e do Mestre Gato, sobre os espaços em uma TD escolhida pelo grupo. A exploração da narrativa teve o intuito de problematizar e contextualizar os conhecimentos discutidos no encontro. Para outra atividade proposta no material, as características de colaboração na realização, promovendo a interação e construção do conhecimento, são potencializadas pelas perturbações trazidas pela narrativa, conforme evidenciado no trecho: Quadro 2 - Convite à interação Ambas ficam em silêncio. A Lebre de Março torce e retorce as suas orelhas. Alice observa o movimento e ambas se dão conta de que ganhar um espaço à mesa de chá da Rainha não era apenas ocupar dois lugares, mas significava ter a possibilidade de estabelecer relação com todos os participantes e elementos presentes nesse momento para interagir e para participar efetivamente do five o’clock tea, com todas as tensões e atravessamentos possíveis. Nesse momento, aparecem duas cadeiras a mais à mesa. Lebre de março fica radiante e Alice observa o ponto luminoso na tela do tablet indicando o segundo desafio. Para conviver com os convidados e a Rainha à mesa de chá, é preciso definir o que é espaço de convivência! Fonte: Backes, Mantovani e Vaz (2018, p. 87-88). No trecho destacado, o jogador, representando a personagem Alice, recebe uma missão de sistematizar as suas aprendizagens sobre o conceito de espaço de convivência. A atividade corresponde ao terceiro mundo do e-book, no qual os conceitos de ciberespaço, cibercultura e espaço de convivência são explorados pelos personagens para os estudantes.
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