Construção do e-book “Educação, tecnologia e cibercultura”: desafios para Alice no País das Maravilhas 142 As perturbações são determinadas pelo ser vivo (estudante), por sua estrutura individual, e não somente pelas características do agente perturbador (docentes). Por isso, as perturbações (perguntas) elaboradas são provocadoras para esse grupo de estudantes que demonstraram interesse, curiosidade e dificuldade sobre os conceitos que envolvem o espaço. Conforme Moraes (2007, p. 136), tudo está em um constante processo de mudança, “incluindo o pensamento, no que diz respeito à forma e ao conteúdo; assim também o conhecimento produzido, comunicado e transformado no pensamento. Tudo está conectado [...]”. Nessa conectividade entre estudantes, docentes, conhecimentos e processo de ensino, vivenciamos a dinâmica da prática pedagógica, tanto na proposição das atividades, quanto na sua realização, conforme a figura 3: Figura 3 – Atividade realizada pelos estudantes: questionamentos da Alice Fonte: Adaptação de Barchinski (2021). A representação do mapa mental, em destaque em relação à imagem completa, articula as tecnologias digitais na educação, por meio de conceitos – como interação; espaço; ensinar e aprender; potencialidade; e configuração e convivência –, em coerência com o
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