143 Luciana Backes, Karen Cardoso Barchinski e Eduardo Lorini Carneiro referencial teórico, mas de maneira pouco autoral. Na produção, os estudantes não expressaram a sua visão de mundo e os significados atribuídos aos conhecimentos, mas expressam uma aproximação e/ ou reprodução do conhecimento teórico. O mapa mental representa os conhecimentos construídos pelos estudantes, que não responderam diretamente às questões problematizadoras, mas organizaram os mesmos pelas temáticas e exploraram diferentes cores para representar as dimensões. O grupo utilizou o personagem da Alice em diferentes espaços. A imagem à direita ilustra a busca por diferentes caminhos (espaço físico), não estabelecendo relações com os conhecimentos abordados no mapa. A imagem à esquerda está relacionada com os conhecimentos (TD, TD na educação, espaços, hibridismo) explorados no mapa. A partir do trabalho enviado pelo grupo, percebemos que as TD são potencializadoras da autoria, mas também podem servir apenas para a reprodução de dados sem reflexão sobre a produção. Emerge, assim, a necessidade demaior problematização docente sobre a apropriação que fazemos dessas tecnologias em nosso cotidiano. Pelas suas características, elas podem servir apenas para a mera usabilidade sem a criação ou a configuração de um artefato, no qual o usuário cria algo e atribui significado na sua prática. Identificamos a ação cognitiva nas atividades dos estudantes quando estes conseguem expressar os conhecimentos construídos, por meio de textos e/ou sistematizações autorais, conexões entre os conceitos e agrupamentos com diferentes cores (Figura 4).
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