Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

Construção do e-book “Educação, tecnologia e cibercultura”: desafios para Alice no País das Maravilhas 144 Figura 4 – Atividade realizada pelos estudantes: Ação cognitiva. Fonte: Barchinski (2021). No mapa mental, destacamos duas ações cognitivas realizadas pelos estudantes: • O conceito de comunicação é compreendido em três dimensões – linguagem, cultura e tecnologias – que desencadeiam modificações no ser vivo e no espaço de convivência; • A relação entre docente e estudante é uma via de mão dupla ou circular, mostrando a possibilidade de não só o estudante aprender com o docente, mas também o docente aprender com o estudante. Nessa representação, evidenciamos as relações estabelecidas com as vivências e com o meio, considerando: as ações e reflexões; o conhecimento construído; a interação; a estrutura ontogênica de cada participante do grupo; e a TD, resultando na existência do grupo – e de seus conhecimentos – na disciplina (meio), sendo autores de seu próprio mundo. Em uma das atividades de temática livre, explorando uma TD sugerida, alguns estudantes demonstraram criatividade e manifestaram a autonomia ao representar a sua percepção sobre um conhecimento. Na atividade a seguir (figura 5), conseguimos evidenciar os aspectos mencionados.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz