Convivências e rede(s): culturas, linguagens e tecnologias na educação

147 Luciana Backes, Karen Cardoso Barchinski e Eduardo Lorini Carneiro que, para Maturana e Varela (2005), é a ontogenia do ser humano. Os estudantes, ao identificarem o que é significativo para a construção do conhecimento e ao se sentirem legitimados pelo outro (docentes e colegas), relatam os conhecimentos construídos por meio da interação com o outro. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O espaço digital virtual de convivência da disciplina foi configurado na interação com e entre os participantes e nas condutas adequadas para esse grupo. Esta configuração ocorre pela ação dos participantes (estudantes e docentes) em congruência com o material e artefatos que são apropriados para cada um na realização das atividades. No contexto da educação, a TD é compreendida enquanto espaço e meio de comunicação, em que os seres vivos configuram o seu viver e o conviver. Os espaços digitais virtuais de convivência são configurados na interação entre os seres vivos, no compartilhamento e no diálogo que ocorre no espaço que é digital virtual. A construção da “Alice na contemporaneidade” aconteceu com a criação do e-book “Educação, Tecnologias e Cibercultura”, a personificação dos personagens, as dramatizações, os registros fotográficos e as interações, dando “vida e cor” à narrativa. Também, há o sentimento de pertencimento emparadoxos e semelhanças que são contemplados pela complexidade. Assim, há umamultiplicidade de identidades e de personalidades e um mundo de fantasias e de sonhos que fazem parte da vida do ser vivo. Ao aceitar o convite para participar da aventura, a ação cognitiva dos estudantes é mobilizada nas atividades e nos desafios a partir da problematização dos conhecimentos e da realidade dos estudantes. Portanto, o processo de ensino é uma ação planejada com intenção pedagógica em relação ao outro. A nossa intenção pedagógica é que o estudante possa construir o conhecimento, tendo como base instigá-los e perturbá-los em relação ao conhecimento, dando maior conotação à problematização. Assim, as práticas pedagógicas potencializam a ação cognitiva dos estudantes por meio da investigação, análise e solução dos desafios cooperativamente. Logo, são considerados os conceitos de autonomia, autopoiese e interação.

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