Construção do e-book “Educação, tecnologia e cibercultura”: desafios para Alice no País das Maravilhas 150 CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (orgs). Sociedade em Rede: do Conhecimento à acção política. Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2005. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. v. 1. COSTA, Caio Túlio Olímpio Pereira da; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de. O ser cibernético e os futuros humanos a partir da imersão em videogames: uma análise de Snatcher (1988). In: LEMES, David de Oliveira et al. (Org). Imaginação no jogo: criar, desenvolver e compartilhar. São Paulo: EDUC, 2022. p. 206-227. DETERDING, Sebastian et al. Gamification: toward a definition. In: GAMIFICATION WORKSHOP. CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS. Vancouver, Canada: ACM, 2011. Disponível em: http://gamification-research.org/wp-content/ uploads/2011/04/02-Deterding-Khaled-Nacke-Dixon.pdf Acesso em: 10 dez. 2024. MATURANA, Humberto R; VARELA, Francisco J. A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 5. ed. São Paulo: Palas Athena, 2005. Tradução Humberto Mariotti e Lia Diskin. MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 9. ed. Campinas. São Paulo: Papirus, 2007. SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 7. ed., 3. reimp. São Paulo: Cortez, 2010. SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGOPORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. 2009, 10., Braga. Actas... Braga: Universidade do Minho, 2009. SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz