153 A CONTRIBUIÇÃO DAS HIPERMÍDIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE A AMAZÔNIA Jones Godinho1 RESUMO: Este capítulo aborda o desenvolvimento de hipermídias como parte das atividades de estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle Canoas. Fundamentado em dados coletados durante a pesquisa de Godinho (2020), que investigou como alunos e professores compreendem o bioma Amazônia, foram criados quatro e-books interativos. As temáticas abordam diversos aspectos amazônicos, desde suas características ecológicas até os desafios socioambientais. Com o objetivo de discutir como as hipermídias podem ser utilizadas como ferramenta pedagógica na formação de professores, proporcionando uma experiência imersiva e acessível que facilite o entendimento da complexidade da Amazônia. Destaca-se, nesse sentido, a importância das hipermídias como dispositivos de formação, contribuindo para o aprimoramento da prática docente em um contexto de educação assíncrona e interdisciplinar. Palavras-chave: Hipermídias. Formação Continuada. Amazônia. 1 INTRODUÇÃO A formação continuada de professores é um processo essencial para a evolução e melhoria da educação, especialmente em um contexto contemporâneo, onde as tecnologias digitais (TD) se tornam cada vez mais relevantes. No tocante ao bioma Amazônia, os 1 Doutor em Educação. Vice-líder do Grupo de Pesquisa "Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade – COTEDIC UNILASALLE CNPq". Professor na Faculdade La Salle Manaus e na Fundação Matias Machline. E-mail: jones. godinho@lasalle.org.br. DOI: https://doi.org/10.29327/5457639.1-10
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz