A contribuição das hipermídias na formação continuada de professores sobre a Amazônia 156 A importância de uma formação continuada crítica tambémé destacada por Rossi e Hunger (2013), que apontampara a necessidade de desenvolver a autonomia docente e o protagonismo no processo de aprendizagem. Isso é particularmente relevante sobre o tema Amazônia, onde os desafios educacionais não se limitam ao conteúdo, mas também à forma como esse conteúdo é abordado, levando em consideração as particularidades socioambientais da região. Segundo Brasil (2015), a formação continuada [...] compreende dimensões coletivas, organizacionais e profissionais, bem como o repensar do processo pedagógico, dos saberes e valores, e envolve atividades de extensão, grupos de estudos, reuniões pedagógicas, cursos, programas e ações para alémda formação mínima exigida ao exercício do magistério na educação básica, tendo como principal finalidade a reflexão sobre a prática educacional e a busca de aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político do profissional docente (Brasil, 2015, p. 34). Nesse sentido, a formação continuada é um processo que não apenas capacita tecnicamente os professores, mas os habilita a enfrentar os desafios éticos, políticos e culturais presentes em sua prática cotidiana. A abordagem de Veiga (2001) reforça essa ideia ao afirmar que a formação docente é um processo contínuo que permeia toda a prática profissional, começando antes mesmo do exercício pedagógico. Para Gatti (2020), essa formação deve ser compreendida não apenas como uma atualização técnica, mas como uma oportunidade de reflexão crítica e aprimoramento ético, visando à autonomia e ao desenvolvimento de uma prática pedagógica mais eficaz. No caso específico da Amazônia, a complexidade da formação continuada pode ser melhor compreendida à luz da teoria da complexidade de Morin (2008). Ele define complexidade como “um tecido (complexus: o que é tecido junto) de constituintes heterogêneas inseparavelmente associadas. Ela coloca o paradoxo do uno e do múltiplo, constituindo um tecido de acontecimentos, ações, interações e retroações que formamomundo fenomênico” (Morin, 2008, p. 20). Essa visão de complexidade é essencial para que os professores possam lidar com as múltiplas facetas da realidade amazônica de forma integrada, refletindo tanto sobre o conteúdo quanto sobre os processos que envolvem a prática educativa na região.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz